25 de outubro de 2012

Amigo pra toda hora

Eu considero o violão como o melhor instrumento já criado pelo Homo Sapiens.
Ele sempre está lá, singelo e discreto. E sempre em um canto da sala. Passa despercebido por quase todos os passantes, mas é motivo de vários sentimentos: alegria, união, tristeza, nostalgia, memórias e até raiva. Silencioso, mas poderoso a ponto de fazer uma algazarra. Pequeno, mas comparado a grandes musas por causa de sua forma física. Bom, sempre dizem que os melhores perfumes estão nos menores frascos não?
Recluso em sua parede, é apenas observado por alguns que estão sentados, olhando a paisagem e fazendo uma parcela de "fotossíntese humana". Mas até para isso é útil, para ser admirado como um instrumento belo de ser tocado e escutado.
Quando lembrado de sua existência, faz seus gritos soarem como belas canções quando bem tocadas, capaz de reunir multidões de milhares e milhões de pessoas, ou um grupo pequeno de amigos envolta de uma churrasqueira apenas para ouvi-lo ser manuseado delicada mas precisamente por seu violonista, seja ele profissional ou amador, iniciante ou veterano.
Seu poder sonoro é esplêndido, e sua função social de reunir amigos, famílias e até inimigos apenas para ouvi-lo é magnífico. É até mesmo copiado por tantos outros, como o violino, o violoncelo, o cavaquinho, a viola...  Por essas e outras que ele é o melhor de todos os instrumentos. É incomparável, é invejado por outros instrumentos e desejado por aqueles que não sabem tocá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua crítica, sugestão ou opinião =D: